O empresário Walmor Gabardo morreu ontem, aos 87 anos, durante um procedimento cirúrgico para tratar de problema cardíaco, no Hospital São Lucas da PUC, em Porto Alegre. Fundador da empresa de ônibus Transportes Gabardo, de Santa Maria, ele era natural de Bento Gonçalves.
Segundo o filho Edmilson Gabardo, Walmor se mudou para Porto Alegre nos anos 1950, onde começou trabalhando com um micro-ônibus. Na Capital, abriu a empresa de ônibus Toniolo e Gabardo, com o sócio José Toniolo. Em 1968, ambos se mudaram para Santa Maria, onde abriram a empresa de transporte coletivo. Em 1980, Toniolo vendeu sua parte, e a empresa se tornou Gabardo Transportes. Walmor parou de trabalhar há 10 anos, e a empresa foi assumida pelos filhos Edmilson e Eduardo - a outra filha, Eluiza, é odontóloga.
Edital do Programa Mais Médicos será publicado
Nos últimos anos, Walmor se dedicou à família, junto da esposa, Edy Brochier, 81 anos, e a produzir vinhos em Itaara, além de torcer pelo Inter de Porto Alegre. O empresário teve de ser internado na última quinta e precisou passar por procedimento cirúrgico ontem, do qual não resistiu.
O velório estava previsto para começar às 21h30min de noite desta segunda-feira, na Capela Nossa Senhora das Vitórias no Estádio Beira-Rio, na Capital. Às 15h desta terça-feira, haverá uma cerimônia, no mesmo local. Depois, ele será cremado em Porto Alegre.